Um país só cresce com educação de qualidade

OPINIÃO   •  Artigo por:

Acir Gurgacz

Empresário de transporte e comunicações. Atual Presidente do PDT-RO, já foi Senador da República (RO) e Prefeito de Ji-Paraná.

A frase do título parece chover no molhado, tenho certeza de que você já ouviu muitas vezes. E tenho certeza também de que concorda comigo. Mas é uma reflexão necessária sobre um problema que ainda impede o avanço do Brasil: o analfabetismo funcional.

Pesquisa do Inaf, Indicador de Alfabetismo Funcional, mostra que 3 em cada 10 brasileiros não conseguem compreender um bilhete simples, uma placa de aviso, um número de telefone. Isso é muito preocupante! O verdadeiro desafio não é apenas decifrar palavras, e sim compreender ideias, interpretar mensagens e aplicar o que se aprende na vida cotidiana.

Mesmo com o aumento do número de pessoas alfabetizadas, uma parcela significativa da população brasileira ainda não consegue entender o que lê de forma plena. Isso significa que muitos não conseguem interpretar textos, manuais, formulários ou notícias, o que limita a capacidade de participar ativamente da sociedade e de tomar decisões conscientes. Esse cenário revela uma falha estrutural no sistema educacional, que continua priorizando a memorização em vez do raciocínio e da compreensão crítica.

Não há dúvida de que o analfabetismo funcional é uma das raízes de muitos outros problemas sociais. Sem a capacidade de interpretar e refletir sobre informações, fica difícil formar cidadãos críticos e capazes de transformar a realidade. 

Superar o analfabetismo funcional é uma tarefa coletiva. Envolve o comprometimento de educadores, governantes e também de cada um de nós como sociedade. Ler, compreender e pensar são atos de liberdade e autonomia. Enquanto essa parcela de brasileiros não tiver acesso real à educação de qualidade, aquela que transforma, continuaremos presos a um ciclo de desigualdade e desinformação.