Duplicação da BR-364 é urgente, mas com preço justo

OPINIÃO   •  Artigo por:

Acir Gurgacz

Empresário de transporte e comunicações. Atual Presidente do PDT-RO, já foi Senador da República (RO) e Prefeito de Ji-Paraná.

Quem acompanha o meu trabalho sabe há quanto tempo eu travo essa luta por Rondônia: precisamos urgentemente da duplicação da BR-364. Ela é a espinha dorsal do estado, cruza de norte a sul o nosso território. É via essencial pra escoar a nossa produção agropecuária.

Agora, do jeito que a concessão foi feita, não é solução pra quem mais importa: o povo trabalhador de Rondônia. Se a obra de duplicação for realizada pela empresa que ganhou a concessão, o valor do pedágio vai ficar exorbitante. Inviável.

O que pleiteamos é que o DNIT, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, execute a obra. O projeto executivo da duplicação de Candeias até Pimenta Bueno já está pronto, desenhado pelo próprio DNIT. Com recursos do Governo Federal e de emendas de bancada é possível realizar a obra.

Volto a dizer: a duplicação da BR-364 é essencial para a segurança e o desenvolvimento econômico do estado. É urgente uma infraestrutura rodoviária adequada para o escoamento da produção e a redução de acidentes. Assim como é urgente que o contrato de concessão possa ser renegociado e que garanta um preço justo para todos os rondonienses. Disso não abro mão.