OPINIÃO • Artigo por:

Quem me conhece e acompanha a minha história já me ouviu falar muito da recuperação e da abertura definitiva da BR-319, ligação entre Porto Velho e Manaus. É uma luta de vida.
No Senado, organizei diversas audiências públicas com setores da sociedade, ouvindo as partes e dando espaço pras todas as opiniões.
Fiz caravanas com muita gente, de todos os lados, e os levei até Rondônia para percorrermos a BR-319 – para eles verem de perto, no barro e nas dificuldades, a importância dessa obra. Para eles verem que nós, o Norte e o Brasil, precisamos dessa rodovia.
Tento mostrar que com a BR asfaltada e uma legislação que se assemelha à de parques – como já existe no Brasil e também no exterior -, nós podemos e vamos conseguir preservar a floresta.
Recentemente, houve mais um passo importante: os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes assinaram um acordo de cooperação que vai gerar estudos pra viabilizar, enfim, a pavimentação e a manutenção da BR-319. É isso que Rondônia precisa.
Eu sou um cara do diálogo, e é por isso que afirmo com toda clareza: os ecologistas, que muitas vezes ficam no ar-condicionado no Sul, no Sudeste e até no exterior, e não conhecem a realidade da região, podem ficar tranquilos. O modelo que vamos propor é sustentável e totalmente possível: a estrada-parque.
Todo o trecho do meio vai ser fechado com alambrado nas laterais da rodovia, impedindo que os animais cruzem a estrada e corram riscos. Esse modelo já foi testado e funciona muito bem em outros países. Também vão ser feitas passagens por baixo e por cima da rodovia pra que os animais possam transitar livremente. Dá certo, funciona!
Vamos continuar lutando e vamos conseguir essa obra que tem uma enorme função estruturante, de qualidade de vida, de um salto econômico pra região Norte. Na verdade, uma obra que vai trazer benefícios para todo o Brasil!