OPINIÃO • Artigo por:

Não dá mais pra aguentar tanta insegurança no nosso país. Já passou da hora de darmos um basta no crime organizado. Tenho certeza de que você concorda comigo: ninguém aguenta mais tanta insegurança, tanta violência – principalmente nas grandes cidades.
Infelizmente esse tema nunca saiu da pauta, mas ultimamente ganhou mais força. Teve a megaoperação no Rio de Janeiro pra prender traficantes de armas e de drogas; tem a discussão do Projeto de Lei Antifacção e da PEC da Segurança Pública no Congresso Nacional. Teve o trágico assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo. Enfim, o que não falta é notícia policial no nosso dia a dia.
E pra dar um basta nisso, precisamos de união dos poderes e integração de forças. Não importa se o partido A ou B está pautando a discussão. A gente precisa pensar no brasileiro honesto, como eu e você, que batalha todo dia e não consegue ter uma vida tranquila. Sair na rua não pode ser um Deus nos acuda!
Precisamos combater desde o ladrão de celular até os grandes crimes financeiros que dão suporte ao crime organizado e lavam o dinheiro sujo das quadrilhas. Precisamos usar inteligência policial e financeira pra asfixiar o crime pelo bolso. Seguir o dinheiro e prender desde o soldadinho do tráfico até os grandes chefes. Estes, os “peixes grandes”, não estão nas comunidades carentes. Muitas vezes estão no “bem bom”, em bairros ricos e com os melhores advogados para defendê-los.
Em Rondônia não é diferente: o crime organizado está por todo lado e amedronta a nossa gente. E por sermos um estado que faz fronteira com outro país, a Bolívia, temos uma responsabilidade a mais, que é zelar pela fronteira – por onde entram drogas e armas.
Juntos e integrados, municípios, estados e União, podem e devem dar um fim na violência urbana. Nosso povo não aguenta mais.